Ferramentas para incrementar seu blog

Os blogs distribuídos pela Theòs Informática além de não precisarem de nenhum conhecimento técnico, ainda permitem que seja integrado a eles várias ferramentas gratuitas disponíveis na internet para exibição de videos, imagens, arquivos  e áudio.  Iremos exemplificar algumas destas que podem dar uma boa incrementada ao seu blog, trazendo novas informações e entretenimento ao seu visitante. E claro que estas somadas a evangelização auxiliarão na divulgação da palavra de Deus.

Slides de fotos

Publicando videos

Tocando músicas

Agenda de eventos

Aviso: Somente disponibilize em seu blog imagens, videos, musicas ou qualquer arquivo que seja de sua autoria, ou que você possua expressa autorização para fazê-lo. A distribuição de arquivos protegidos pela lei de direitos autorais pode ser considerado pirataria.

As ferramentas apresentadas aqui são apenas alguns exemplos que podem ser utilizadas, muitas outras oferecem serviços para se integrarem em blogs. Em geral, qualquer site que oferece código embed ou iframe pode ser incorporado em um blog.


Slides de fotos

O Picasa do google (http://picasaweb.google.com.br) permite que você armazene, compartilhe e incorpore ao blog suas imagens e crie apresentações dinamicas.

O primeiro passo é possuir uma conta no google, caso não possua clique em “Crie uma Conta”

Agora no Picassa podemos criar álbuns (quem possui orkut verá que é bem parecido) e a publicação é feita do álbum inteiro.

Clique em Fazer upload:

Defina um nome para o álbum, alguma descrição deixe-o marcado como público e clique em continuar.

Selecione as fotos desejadas e clique em Iniciar upload (depois você pode adicionar mais fotos ao álbum).

Com o álbum pronto agora clique em Link para este álbum, serão exibidas algumas opções, como link para se adicionar ao e-mail ou mesmo adicionar a um site… mas para exibir um slide de fotos clique em Incorporar apresentação de slides.

Ai você terá uma prévia da sua apresentação de slides, podendo configurar tamanho e outros detalhes. Logo abaixo das configurações ele irá exibir um código para ser copiado, selecione todo o código e no blog você pode adicioná-lo da seguinte formas:

  • Em um post:

Clique em: Mostrar/Ocultar opções avançadas

Cliquem na aba HTML, cole o código que você copiou. Volte para a aba VISUAL e você notará que surgiu um quadrado amarelo, ele representa o slide quando o post for públicado.

Para videos do Youtube você pode adicionar apenas copiando o endereço do video em Inserir/Editar mídia incorporada.


  • Na barra lateral com o Widget Texto:

Arraste a Widget Texto para a barra lateral, defina um Título e cole o código copiado para a caixa de texto grande logo abaixo. Salve e visualize o seu blog.


Publicando videos

A publicação de videos na internet vem sendo muito utilizada pela facilidade de estar apresentando ao público eventos, documentários e permite a exibição conjunta de imagens e áudio. Hoje está se utilizando muito esta ferramenta para a criação dos videoslog. Que são videos de discursos sobre determinado assunto que se deseja exibir aos visitantes.

Os videos também estão sendo muito utilizados para a criação de vídeo-aulas que vem se demonstrando uma excelente ferramenta para a catequese.

A publicação de videos pode ser feita através do Youtube (http://www.youtube.com) onde você só precisará da sua conta Google para entrar.

Uma vez logado no Youtube, se você ainda não utilizou sua conta Google será necessário configurar ela.

Clique em Criar uma nova conta para mim!

Preencha os dados solicitados e clique em aceito.

Após estar logado no youtube ao lado do campo de pesquisa você encontrará o link Enviar videos

Nesta nova tela clique no botão amarelo Enviar video.

Selecione o arquivo de video que vai ser enviado, preeencha os dados e mantenha o video como público. Após o termino do envio clique em Salvar Alterações.

Após salvar estará disponível abaixo do botão Opções de compartilhamento onde URL é o endereço do video que você usará para enviar a outras pessoas acessarem ele no Youtube, ou para você adicionar ele no seu blog, veja aqui.

Tocando músicas

Para públicar músicas no seu blog, umas das ferramentas disponíveis é o 4Shared (http://www.4shared.com/) com ele é possível compartilhar músicas e arquivos. Uma grande vantagem desta ferramenta é que ela pode ser configurada para o português-br (veja o link na tela incial em language) e possui um player para ser incorporado ao blog.

Como nas outras ferramentas você precisará criar um login e senha, para isto clique em Inscrever-se.

Quando logado no sistema abaixo haverá uma caixa Envie arquivos clique em Enviar arquivo… e selecione o arquivo que deseja compartilhar e clique em Envie.

Quando terminar de enviar o arquivo clique nele, irá surgir uma nova tela, nesta tela clique na aba embutido

Nesta tela você pode alterar algumas configurações do player, como largura (witdth) e altura (height) e também haverá uma caixa de texto com o código para ser incorporado ao seu blog, copie todo o texto (ou clique em copiar) e adicione ao blog, veja aqui

Agenda de eventos

O Google Agenda (http://calendar.google.com/) permite criar agendas, compartilhar e publicá-las em seu blog. A atualização é disponibilizada na hora.

Como as outras ferramentas do Google você poderá usar o login Google que já possui para acessar.

Será exibido para você uma agenda, onde você pode clicar no botão Criar Evento ou apenas um clique sobre o dia e a hora desejada para o evento.

Para publicar a agenda  você precisará ir em Configurações (encima do lado esquerdo) > Configurações – Agenda

Vá na aba Agendas clique em Compartilhar esta agenda, marque a opção Torne sua agenda pública e clique em salvar, irá surgir uma caixa de confirmação clique em sim

Em agendas, clique em Compartilhado: Editar configurações e vá para a aba Detalhes da Agenda.

Ai você pode configurar a sua agenda clicando em Personalizar a cor, o tamanho e outras opções e copiar o código para incorporar ao seu blog, veja aqui

Muitas outras ferramentas estão disponíveis para serem incorporadas ao seu blog, aqui nós disponibilizamos algumas.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários que nós iremos auxiliar-lhe.

A Theòs Informática está trabalhando com as melhores tecnologias para permitir segurança, redução de custos e a melhor administração para suas paróquias.

Depoimento do Pe. Roberto