Ferramentas para incrementar seu blog[2]

Continuando a série Ferramentas para incrementar seu blog daremos continuidade a apresentação e explicação de como utilizar e incorporar ao seu blog algumas ferramentas disponíveis na internet.

Aproveitando umas das vantagens de um blog sobre um site, que é a possíbilidade de incorporar facilmente ferramentas e serviços de outros, sem precisar solicitar desenvolvimento, sem precisar conhecimento técnico.

Estas ferramentas permitem que seja possível aumentar as funções do blog, que além da exibição de informações podem também se tornar mais interativos e atrativos.

Neste post trabalharemos com os recursos disponíveis pelos docs.google.com. Se você já possuí um uma conta em qualquer outro serviço Google (Orkut, Gmail, Picassa e etc), você poderá utilizá-lo, ou clique em:

Ao acessar você irá encontrar esta tela:

Por ela você poderá enviar para o Google Docs (fazer upload) arquivos do office (Word, Excel, Powerpoint etc) como também arquivos .PDF e também Vídeos.

No Google Docs você pode trabalhar, como se estivesse trabalhando com os arquivos no computador, podendo editar, imprimir e facilmente pode compartilhar com outras pessoas através de um link, ou enviando por e-mail. Também é possível que várias pessoas editem o mesmo arquivo simultaneamente.

E seguindo nosso objetivo, também podemos incorporar esta ferramenta ao blog, permitindo o compartilhamento de arquivos e a interação da comunidade no blog.

Documentos de Texto, Planilhas e Apresentações

Podemos estar compartilhando arquivos do Word no blog.

Trabalhe com o arquivo, da mesma forma como estivesse no word (ou com um arquivo feito upload). Formate, adicione imagens, tabelas e etc.

Com seu arquivo pronto, clique em Compartilhar (botão do lado direito da tela) e em seguida em Publicar na Web.

Irá surgir uma tela de confirmação e após isto o código para você incorporar seu arquivo no seu blog.

Copie o código da caixa de texto Incorporar código e em seu blog você pode adicionar ao seu post, ou em um widget de texto.

Se você tem dúvidas de como fazer, veja a explicação para adicionar slides de fotos ao blog neste post: Ferramentas para incrementar seu blog.

E seu documento ficará compartilhado com toda a comunidade:

Todas as alterações feitas no documento através do Google Docs estarão atualizadas no documento compartilhado.

Da mesma forma é possível compartilhar qualquer outro documento que esteja no Google Docs.

Nas planilhas estão disponíveis todas as ferramentas básicas do Excel, inclusive com suporte à fórmulas:

Formulários

Com os formulários é possível criar páginas para pesquisa, ou abrir para participação da comunidade enviando informações para a Paróquia através dos blogs.

Na criação do formulário você adiciona suas perguntas

Configura o tipo de reposta esperado

Adicione quantas perguntas desejar

E clique em Mais ações > Incorporar para copiar o código que será adicionado ao seu blog

Caso não saiba como fazer consulte o post anterior Ferramentas para incrementar seu blog.

Depois é possível acompanhar todas as respostas do formulário através de uma planilha, ou com a apresentação de gráficos.

Muitos blogs criam formulários para que seus visitantes possam formular perguntas ao autor do blog e este as responde em posts, publicando a pergunta e a resposta.

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários que nós iremos auxiliar-lhe.

Theòs Informática está trabalhando com as melhores tecnologias para permitir segurança, redução de custos e a melhor administração para suas paróquias.

Depoimento do Pe. Roberto